HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: INSTITUCIONAL | HISTÓRIA DO CLUBE  
     
 
    NOSSA HISTÓRIA

A Associação Esportiva e Recreativa Usipa é um dos maiores centros de formação desportiva do Brasil. Referência também por suas áreas de lazer e trabalho de educação ambiental. Localizada no município de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, situado à 198 km de Belo Horizonte, a instituição é hoje um dos cartões postais da cidade.

Como quase toda a cidade, foi em função da industrialização que se deu sua fundação em 23 de fevereiro de 1959, para atender, principalmente, às necessidades de lazer de milhares de pioneiros que trabalharam na construção da Usiminas, a maior siderúrgica da América Latina. O elo das palavras Usiminas e Ipatinga deu origem ao nome escolhido: Usipa.

A sede campestre começou tímida com apenas um vestiário e bar cercados de pomar e jardim. Em 1960 foi construído o Pavilhão de Danças e tudo era minuciosamente estudado pela equipe do Sr. João Cláudio Texeira Salles, idealizador e primeiro presidente da Associação.

Atualmente, a Usipa conta com cerca de 2500 associados e mais de 10 mil dependentes. Entre eles, aproximadamente mil atletas se formam e treinam em diversas modalidades esportivas. A Associação Esportiva e Recreativa Usipa possui uma área de mais de 450 mil metros quadrados, abrigando um parque aquático com piscina olímpica aquecida, brinquedos como toboágua e escorregadores. Para as outras práticas esportivas e de lazer o clube possui um ginásio coberto, estádio de futebol, zoológico, quadras poliesportivas, centro de treinamento, pista de atletismo, alojamento para atletas, além do Centro de Avaliação e Apoio ao Treinamento (CAAT).

A Usipa conta com uma visitação de aproximadamente 500 mil pessoas nos diversos eventos esportivos, culturais e sociais que realiza ou sedia anualmente. O Clube tem alcançado grande destaque entre as modalidades esportivas Olímpicas que dispõe como natação, judô, atletismo, futebol e vôlei, devido à grande e qualificada infraestrutura de treinadores especializados e profissionais esportivos. O atletismo da Usipa é ainda mais valorizado pelo trabalho social que vem sendo realizado.

Entre os grandes nomes revelados pelo clube estão os judocas Rogério dos Santos e Edilene Andrade, ambos participantes de Olimpíadas e campeonatos nacionais e internacionais importantes; Lucimar Aparecida Moura e Euzinete Maria Reis do atletismo, atletas que ostentam conquistas e recordes de níveis nacionais e internacionais; Roberta Kamila, Flávia Delaroli e Fernando Torres da natação.

No futebol, os atletas que se revelaram na Usipa foram Somália, que jogou na Holanda e no América Mineiro, e que atual jogador do Náutico; Edvaldo (falecido) que em sua brilhante carreira jogou pelo Atlético Mineiro, São Paulo, em clubes do México e do Japão, e pela seleção brasileira; e Gomes (goleiro) que defendeu o time do Cruzeiro e do Grêmio e recentemente Kerlon, jogador que ganhou projeção jogando pelo Cruzeiro.

Sendo um clube com segmentos em esporte, cultura, lazer e educação ambiental, a Usipa sempre vem investindo em projetos arrojados e educativos. Além do objetivo de atuar na formação de atletas, a instituição tem um carinho especial, valorizando de forma participativa ações voltadas para a preservação ambiental. Para isso, mantém o Centro de Biodiversidade da Usiminas (Cebus), uma instituição científica que se dedica à perpetuação de espécies de animais em extinção, ao lazer consciente, à pesquisa e, sobretudo, à educação ambiental.

    PROJETOS SOCIAIS E MEIO AMBIENTE

O Cebus abriga atualmente mais de 600 animais e há mais de uma década desenvolve periodicamente diversas atividades na área de meio ambiente que vão desde cursos de educação ambiental para crianças e adultos, até exposições, palestras e seminários, buscando sempre uma relação positiva entre o homem e a natureza. Sua vedete é o Projeto Xerimbabo, que já deixou de ser um evento local para a comunidade de Ipatinga. Além do Xerimbabo, a Usipa já se tornou promotora do crescimento econômico da região. Anualmente, sempre no mês de julho, o clube promove a Exposição Industrial, Comercial e de Serviços, a Expo Usipa.

Além das diversas áreas de lazer, os associados contam com eventos específicos no verão, datas comemorativas, serestas, entre outras.

Ações como estas, colocam a Usipa como uma das referências no esporte, lazer e educação ambiental para a comunidade local.

Usipa 50 anos. Seus melhores momentos, nossa história.

   
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

Horário normal:
2º (fechado)
3ª e 5º feira: 8h às 21h
4º feira: 8 às 20h
6º e Domingo: 8h às 18h
Sábado: 8h às 19h
Feriado considerar horário de Domingo (8h às 18 h)

Horário verão:
2º (fechado)
3ª e 5º feira: 8h às 21 h
4º feira: 8h às 20 h
6º feira: 8h às 19h
Sábado: 8h às 19h
Domingo e feriado: 8h às 19h.


SECRETARIA DO CLUBE
Central de Atendimento ao Cliente

Sábado, Domingo e Feriado: 08h às 16h45
2º à 6ª feira: 08h às 17h45.

 

ENDEREÇO OFICIAL


Associação Esportiva e Recreativa USIPA
Av. João Cláudio Teixeira de Sales, nº 801
Bairro Horto - Ipatinga/MG

Telefone: (31) 3801-4350
Fax: (31) 3801-4387

E-mail: comunicacao@usipa.com.br