USIPA - Usipa sedia neste sábado o 3º Encontro da Velha Guarda do Judô

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Usipa sedia neste sábado o 3º Encontro da Velha Guarda do Judô
 

 

A Velha Guarda do Judô da Associação Esportiva e Recreativa Usipa tem um encontro marcado neste sábado, às 14h, na sede do clube em Ipatinga/MG. Para relembrar os bons momentos, atletas e ex-atletas de quatro décadas do Judô usipense participarão do tradicional treino no dojô do clube.

O evento acontece pelo terceiro ano consecutivo e tem alcançado seu objetivo que é promover o reencontro dos professores, atletas, ex-atletas e pessoas envolvidas no judô da Usipa, que desde 1975 atua na formação de atletas e graduação de faixas-pretas. Nesta edição são esperados mais de cem participantes, entre eles, grandes nomes da história do Judô usipense, como os Kodanshas Luis Yamate, Edmilson Guimarães, Robnelson Ferreira, José Nonato, Alfredo Dornelles e Frederico Flexa; e os primeiros faixas pretas do clube, Gilberto Figueiredo, Tasso Guerra, Dilson Rodrigues, Fernando Guerra, José Luis Menezes, Mario Teixeira, além do heptacampeão mundial de veteranos, Gleyson Ribeiro Alves.

Segundo um dos organizadores do evento, o coordenador de Judô da Usipa, Hevilmar Rocha, a iniciativa promoveu muito mais que um reencontro, pois reacendeu o interesse de vários ex-atletas a retormar aos treinos e ir em busca da sonhada faixa preta. “Desde a primeira edição do Encontro da Velha Guarda, mais de 20 judocas retornaram aos tatames e hoje competem na categoria Master. Alguns até já se graduaram faixa-preta, a mais desejada graduação de um judoca”, enaltece Hevilmar.

O Encontro da Velha Guarda terá início às 14h de sábado (11) com a recepção dos atletas vindos de várias partes do Brasil e exterior; às 15h os senseis Hevilmar Rocha e Gleyson Ribeiro Alves darão início ao tradicional treino no dojô. Os amantes deste esporte podem apreciar o treinamento que será aberto ao público.

O Judô da Usipa

O Judô foi implantado na Usipa na década de 60 por Koremasa Anami e Keiichi Tajiri, precursores da modalidade em Ipatinga. O objetivo era oferecer uma atividade esportiva aos operários japoneses, atuantes na Usiminas e instalados na região do Vale do Aço.

No decorrer das décadas o clube foi um difusor deste esporte no Brasil e muitos atletas abrilhantaram o nome da Usipa nos tatames brasileiros e até internacionais, entre eles, dois Olímpicos: Rogério dos Santos (Los Angeles 1984) e Edilene Andrade (Barcelona 1992). Nos últimos anos destacaram-se Carlos Vinícius Valêncio (Campeão Panamericano), Juscelino Nascimento (Campeão Brasileiro) e Ramoni Toledo (Campeã Sulamericana) de apenas 16 anos, considerada a atleta mais nova do clube a conquistar a faixa-preta, além de estar entre os nomes cobiçados a buscar uma vaga nas Olimpíadas 2020 em Tóquio.

Interessados em aprender esta modalidade esportiva podem contatar o clube pelo telefone (31)3801-4350.