USIPA - Curso de Arbitragem reuniu 40 participantes na Usipa

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Curso de Arbitragem reuniu 40 participantes na Usipa
 

 


A Usipa sedia até 06 de maio o curso de Arbitragem de Voleibol, promovido pela Federação Mineira de Voleibol – FMV. A 1ª etapa do curso foi realizada nos dias 28/04 a 01/05 e contou com a presença de 40 participantes da região do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce. O curso tem como objetivo ensinar a teoria e a prática que envolve a arbitragem de Voleibol, e formar novos árbitros e apontadores para atuarem durante os jogos da Assessoria Regional - AR-4.

Na primeira etapa do curso os alunos aprendem toda a teoria do Voleibol e conceitos da arbitragem. No decorrer das 30 horas/aula ocorrem simulações de jogos estimulando a prática do que foi ensinado, de maneira a aprimorar o conhecimento dos participantes, preparando-os para a 2ª etapa que acontece no próximo fim de semana, também na Usipa.  

Os primeiros quatro dias foram marcados por muito estudo e dedicação. O ministrante Alair Lúcio, que é membro da Arbitragem da FMV, compartilhou seu conhecimento e experiência com os alunos, sanando dúvidas e exemplificando situações que permitiram a absorção dos temas propostos.
“Esta primeira etapa foi muito rica e possibilitou aos participantes conhecer bastante sobre o voleibol e toda técnica de arbitragem. Para nós é muito importante ter árbitros formados na região para atender à demanda de jogos, reduzindo, inclusive, o custo com arbitragem, que geralmente é trazida de Belo Horizonte”, afirma o Coordenador de Voleibol da Usipa, Josias Alves Silva.

Etapa Final


A 2ª Etapa do Curso acontece no dias 05 e 06 de maio, com as avaliações teórica e prática. Os alunos que obtiverem média satisfatória (60%) poderão começar o estágio probatório nos dias 19 a 21 de maio, quando acontece o 1º Circuito Classificatório do Campeonato AR-4, categorias Sub-17 e Sub-19 Feminino e Masculino. O estágio é obrigatório, tem duração prevista de 6 meses e o estagiando precisa atuar em pelo menos dez jogos. Em quadra, o futuro árbitro precisará demonstrar toda sua competência técnica, pois somente depois de aprovado nesta avaliação final, ele receberá o certificado e liberação para atuar como juiz federado à FMV.