USIPA - Natação é o esporte mais indicado pelos médicos

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Natação é o esporte mais indicado pelos médicos
 

 

A Natação é um dos quatro esportes disputados desde a primeira edição das Olimpíadas da Era Moderna, em 1896, e um dos mais indicados pelos médicos. Essa tradição e os movimentos precisos também estão presentes na Usipa.

Há muitos anos, a Usipa trabalha com a Escola de Natação que atende alunos da faixa etária de 2 anos acima. Com mais de 700 inscritos, a modalidade é tratada com grande responsabilidade e empenho desde a promoção da qualidade de vida e melhora do condicionamento físico, até a formação dos atletas.

Na Usipa existe um trabalho desenvolvido para ensinar pessoas de todas as idades a nadar os quatro estilos: crawl, costas, peito e borboleta. Obedecendo ao tempo de desenvolvimento de cada aluno, os professores são qualificados e instruídos a propiciar tecnicamente todo aprendizado, e à medida que vão evoluindo, os alunos são transferidos para turma de nível superior, atendendo aos objetivos e metas de cada aluno.

Aprender a nadar pode estar entre os objetivos de muita gente, principalmente das crianças que vislumbram brincar na água, e também dos pais que as coloca na natação, preocupados com a sobrevivência. Mas, tem muitos adultos que por vários motivos não tiveram a oportunidade de aprender na infância, e quando crescidos tratam logo de procurar bons professores e se dedicam ao esporte.

No Curso de Adulto da Usipa encontramos homens e mulheres acima de 18 anos. Com realidades diferentes, há os que vieram aprimorar o nado, os que vieram treinar, aqueles que não sabiam absolutamente nada e até os que tinham medo de entrar na água. No clube, cada um, dentro de suas limitações, vai recebendo ensinamento e se surpreende com o resultado, como é o caso da aluna Erlene Maria Ornela Silva.

Aos 63 anos, Erlene conta que começou a frequentar as aulas de natação na Usipa em 2011 e na época tinha muito medo, porém venceu o bloqueio, desafiou seus limites e com alguns meses de prática foi rompendo as barreiras aquáticas. “Tenho 63 anos e nado na Usipa há seis. Quando entrei aqui, eu não sabia nadar e tinha muito medo de não conseguir, mas com a ajuda dos professores que são excelentes eu obtive essa conquista!”, declara a usipense.

Assim como todo esporte, a natação tem o seu valor: ajuda no desenvolvimento físico, social e mental, proporcionando simetria de movimentos entre braços e pernas, faz bem para o coração, articulações e para os pulmões, é antiestresse e ajuda no combate às alergias respiratórias. Além desses benefícios, a natação permite um aprimoramento da coordenação motora e das noções de espaço e tempo, aumento da resistência cardiorrespiratória e muscular.

“A Natação Adulto é excelente! Eu e meu esposo participamos e nós mudamos muito, estamos mais bem dispostos e com ótima saúde! Eu até consegui emagrecer”, afirma Erlene.

Para os adultos que não sabem nadar, fica a dica: Nunca é tarde para se aprender coisas novas e nadar faz muito bem à saúde. Além do mais, tem inúmeras pessoas espalhadas pelo mundo que aprendem a nadar mais tarde – alguns até com mais de 70 anos. Afinal ter saúde não é apenas estar livre de doenças e sim estar em completo bem estar físico, mental e social, o que pode ser conquistado com a prática da atividade física.

Como ser um nadador tricolor?

A escola de Natação da Usipa tem horários disponíveis de 9 às 20h. As aulas são realizadas nas piscinas térmicas: olímpica (50x25m) e semi-olímpica (12,5x25m).

No primeiro momento, será realizado um teste prático por um professor da equipe técnica que avaliará o nível do aluno e o redirecionará para a turma condizente ao seu conhecimento prático.

A matrícula é realizada na Central de Atendimento do clube de segunda a domingo das 8 às 17h. Interessados em fazer uma aula experimental e conhecer o trabalho da Usipa podem ir pessoalmente ou pelo telefone (31)3801-4350.