USIPA - Centro de Biodiversidade da Usipa abre as portas para receber visitas monitoradas

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Centro de Biodiversidade da Usipa abre as portas para receber visitas monitoradas
 

 

 O Centro de Biodiversidade da Usipa (CEBUS) iniciou nesta quinta-feira (28) as atividades do Projeto de Visita Monitorada, que tem como objetivo oferecer às escolas oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pelo zoológico, promovendo a educação ambiental no Vale do Aço. O projeto é realizado em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Programa de Educação Ambiental da Policia Militar (PROGEA), e conta com total apoio da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço – ARPAVA.

O projeto tem a expectativa de receber 800 crianças até dezembro, atendendo escolas inseridas no PROGEA e também escolas que desenvolvem ações em consonância com o projeto. A Escola Estadual Almirante Toyoda, localizada no bairro Cariru em Ipatinga, foi a primeira a participar do projeto. Nesta quinta-feira (28), 120 alunos estão aprendendo mais sobre os animais.

A bióloga Claudia Diniz, uma das responsáveis pelo CEBUS, destaca a importância dessas visitas que promovem o contato das crianças com a fauna local. “Além da função ambiental de proteção à fauna, o zoológico tem uma função social desenvolvida através da educação ambiental. Essas visitas vão proporcionar às crianças um contato maior com as espécies da região através de uma atividade lúdica e prazerosa”, destaca Claudia.

Na próxima quinta-feira (05) será a vez dos alunos da Escola Municipal Presidente Artur Bernardes, do bairro Canaã, visitarem o Cebus.

O Projeto

A ação procura atender a uma demanda da Polícia de Meio Ambiente que desenvolve na região o PROGEA, programa de Educação Ambiental que atende escolas do Vale do Aço com estudantes em situação de vulnerabilidade social. Organizadas pelos responsáveis do Programa, as visitas serão oferecidas de forma gratuita e terão acompanhamento de monitor (estagiário ou voluntário) especialmente treinado para este tipo de trabalho. As atividades acontecem sempre às quintas e sextas-feiras no período da tarde. Todas as Ações do PROGEA são custeadas com recursos advindos das transações penais encaminhados pela Promotoria de Meio Ambiente para a ARPAVA, ONG do Vale do Aço apoiadora das ações do CEBUS e PROGEA.