USIPA - Centro de Biodiversidade da Usipa recebe a última escola por meio do PROGEA

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Centro de Biodiversidade da Usipa recebe a última escola por meio do PROGEA
 

 

Desde o dia 28 de outubro o Centro de Biodiversidade da Usipa está realizando as atividades do Projeto de Visita Monitorada, que tem como objetivo oferecer às escolas oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas pelo zoológico, promovendo a educação ambiental no Vale do Aço. O projeto é realizado em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, por meio do Programa de Educação Ambiental da Policia Militar (PROGEA), e conta com total apoio da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço – ARPAVA.

O projeto recebeu mais de 450 crianças que estudam em escolas inseridas no PROGEA e também escolas que desenvolvem ações em consonância com o programa. As Escolas Municipal Hermondino Antunes Coura e Joaquim Martins Carneiro e representantes da Secretaria de Educação de Antônio Dias, irão encerrar, com chave de ouro, essa primeira fase do projeto nesta quinta-feira (23). Com horário previsto para 9h, os 45 alunos irão visitar o CEBUS e participar de uma palestra sobre Educação Ambiental com técnico da CENIBRA. Esta atividade conta com o suporte da Cenibra que também propiciará aos alunos almoço no Shopping e visita às instalações do Centro Cultural Usiminas e Biblioteca Central de Ideias.

A bióloga Claudia Diniz, uma das responsáveis pelo CEBUS, destaca que os professores e alunos ficaram muito satisfeitos com os resultados das visitas. “É importante para estas crianças aliar o aprendizado teórico com a prática. Essas atividades desenvolvidas durante a visita trazem para próximo da realidade das crianças questões ambientais importantes que, apesar de velhas conhecidas, estão sempre muito distantes por estarem dissociadas da vivência, do concreto. Aqui a teoria fica mais clara, compreensível e prazerosa”, declara Claudia.

Após esta visita as atividades do Projeto de Visita Monitorada se encerram por este ano e retornarão em fevereiro de 2018.

O Projeto

A ação procura atender a uma demanda da Polícia de Meio Ambiente que desenvolve na região o PROGEA, programa de Educação Ambiental que atende escolas do Vale do Aço com estudantes em situação de vulnerabilidade social. Organizadas pelos responsáveis do Programa, as visitas serão oferecidas de forma gratuita e terão acompanhamento de monitor (estagiário ou voluntário) especialmente treinado para este tipo de trabalho. As atividades acontecem sempre as quintas e sextas-feiras. Todas as Ações do PROGEA são custeadas com recursos advindos das transações penais encaminhados pela Promotoria de Meio Ambiente para a ARPAVA, ONG do Vale do Aço apoiadora das ações do CEBUS e PROGEA.