USIPA - Atletismo Usipense: há 50 anos formando atletas e cidadãos

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Atletismo Usipense: há 50 anos formando atletas e cidadãos
 

 

Desde 1967, o Atletismo da Usipa faz história no Vale do Aço e região. Ao oferecer a crianças e adolescentes um esporte, muitos têm a oportunidade de competir em campeonatos de nível estadual, nacional e mundial.

Como qualquer outra atividade esportiva, o atletismo traz uma série de benefícios à saúde. Porém, o diferencial da modalidade é que o praticante exercita quase todos os músculos do corpo, obtendo qualidade de vida, manutenção ou recuperação da própria saúde. As atividades combinadas favorecem a redução da gordura corporal, melhoria da qualidade do sono, fortalece a musculatura e muitos outros fatores tanto físicos quanto psicológicos.

Um dos grandes nomes e exemplo de superação do clube tricolor é a atleta Lucimar Moura. A velocista foi a primeira usipense a conquistar a medalha olímpica. Uma mulher forte, determinada e humilde que começou a sua carreira correndo descalça na Pista de Atletismo da Usipa Juvenal dos Santos.

“O grande mentor da minha trajetória foi o Sildemar Venâncio, o “Biga. Atualmente, ele é coordenador de Atletismo da Usipa e foi meu segundo técnico no clube. Com a experiência e os ensinamentos passados por ele, vivi uma das minhas melhores fases e consegui bater o recorde Sul-americano”, declara Lucimar.

Infraestrutura

Com piso natural de 400m, a pista Juvenal dos Santos foi construída de acordo com as dimensões propostas pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF). São oito raias e estrutura completa para realização dos eventos e provas da modalidade, além dos espaços para Saltos em Distância, Salto Triplo, Salto em Altura e Salto com Vara, Arremesso de Peso e Lançamentos de Dardo, Disco e Martelo. A pista ainda contempla tribuna de honra, sala de controle de competição e arquibancada com capacidade para 1 mil pessoas.

“Todos os anos, recebemos vários eventos esportivos. Durante 25 anos, a pista Juvenal dos Santos foi sede do Troféu Brasil Infanto-Juvenil de Atletismo. Também são realizados, anualmente, processos seletivos, visitas técnicas, competições escolares, avaliações da Policia Militar e de universidades da região”, conta o coordenador do atletismo usipense, Sildemar Venâncio.

Os usipenses do atletismo ainda têm a oportunidade de participar do Projeto Atletismo Usipa Ano II, aprovado na lei de incentivo ao Esporte do Governo de Minas Gerais, e patrocinado pelas empresas Ambev e Consul por meio de renúncia fiscal do ICMS. “Os atletas realizam testes e os melhores são selecionados para compor a equipe Gatorade/Embasil/Usipa em suas respectivas categorias”, garante Sildemar.

Como ser um atleta tricolor?

Os interessados em fazer parte da equipe de atletismo usipense devem entrar em contato com o Departamento de Atletismo pelo número (31) 3801-4379, ou pelo email atletismo@usipa.com.br, informando o nome completo, data de nascimento e contato telefônico, para que possa ser autorizada a entrada no clube para aula experimental.

Com duração de 2 horas, as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e possuem horários flexíveis na parte da manhã e da tarde para as várias faixas etárias.

Nossos horários e dias de aulas são:

•    Período da manhã: quarta-feira a sexta-feira, de 8h às 9h;
•    Período da tarde: terça-feira a sexta feira, de 14h às 16h.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (31) 3801.4350 e 3801.4379.