USIPA - Usipa realizou Promoção de Faixas dos judocas nessa quarta-feira (22)

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Usipa realizou Promoção de Faixas dos judocas nessa quarta-feira (22)
 

 

O Departamento de Judô Usipa/Pitágoras realizou nessa quarta-feira (22), a Promoção de Faixas dos alunos da Escola de Judô, referente ao primeiro semestre de 2018. O evento teve início às 18h30 e representou a chegada de uma nova etapa aos 59 alunos, que receberam faixas, da branca até a preta.

Segundo o coordenador de Judô da Usipa, Hevilmar Rocha, todos eles passaram por avaliações teóricas, práticas e também foram avaliados nos quesitos frequência nas aulas, boas notas na escola e disciplina. “A disciplina ensinada durante as aulas de judô devem ser aplicadas em todos os campos da vida do atleta. Para alcançarem a tão sonhada faixa preta, é preciso praticar o que se aprende no dojô no dia a dia. Por isso, eles também passam por avaliações de frequência e de nota escolar. O esporte tem grande poder de transformação, inclusão e interação social”, afirma Hevilmar.

Evento marcou graduação do coordenador do Judô usipense

O sensei Hevilmar Rocha, coordenador do Departamento de Judô da Usipa, tem mais um motivo para comemorar. Além da promoção de faixa dos judocas, agora, ele é o mestre mais graduado do Leste de Minas Gerais no Judô. Ele recebeu a faixa Kodansha 6º Dan (conhecida como faixa coral) no dia 7 de julho, no Centro de Treinamento Juscelino Kubitschek Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. A graduação foi concedida pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e foi celebrada nessa quarta-feira na Usipa.

Em reconhecimento aos 39 anos de dedicação ao judô regional, Helvilmar tornou-se um dos mais graduados do Estado de Minas Gerais e do Brasil. “Foi uma satisfação ímpar ser graduado perante a comunidade judoística de todo Brasil e com a presença de grandes nomes do judô nacional. Todo judoca almeja chegar à faixa vermelha e branca. Este ano, consegui chegar a um nível de pós-graduação no judô”, avalia Hevilmar.

Kodansha é um título de alta graduação específico do Judô, criado pelo Kodokan. Deve ser outorgado àqueles que se empenharam no aprendizado, na prática contínua, na demonstração da sua eficiência técnica em competição e na devida dedicação, no ensino, no estudo e na pesquisa. Portanto, seu portador é depositário e responsável pela difusão dos princípios filosóficos e educacionais do Judô preconizados pelo professor Jigoro Kano.

A Promoção de Faixas usipense será realizada no Ginásio Tokinaka Takahashi, na Usipa. A entrada é franca e aberta ao público.