USIPA - Lobo-guará será reabilitado no Cebus

HOME     INSTITUCIONAL     ESPORTES     LAZER E SOCIAL      MEIO AMBIENTE      CANAIS     FOTOS    CONTATO

  :: NOTÍCIAS USIPA + Ver mais notícias
 


 
 

Lobo-guará será reabilitado no Cebus
 

 

Nessa segunda-feira (19), um lobo-guará macho, adulto foi recebido no Centro de Biodiversidade da Usipa por meio do Programa de Reabilitação Fauna Sem Lar, realizado em parceria com a Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), a Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O lobo foi encaminhado ao Cebus pela Polícia do Meio Ambiente, mas foi regatado em Santana de Manhuaçu (MG) pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi encontrado em uma propriedade rural da cidade e estava debilitado, devido uma infecção no ouvido (otite). Antes de ser trazido ao Cebus ele teve os primeiros atendimentos em uma clínica veterinária em Manhuaçu.

No Cebus o animal irá passar por novos exames e avaliações e, segundo a Bióloga da Usipa, Cláudia Diniz, caso seja possível, será reabilitado e encaminhado para a soltura.

“É um trabalho muito delicado e minucioso, uma vez que precisamos ter a certeza de que o animal terá condições de sobreviver no ambiente natural. Por isso, o tempo de recuperação dos problemas de saúde, que por ventura ele apresente, influencia no tempo necessário para que ele relembre suas habilidades de animal silvestre de vida livre”, explica Cláudia.

O lobo está sendo medicado pelo médico-veterinário Lélio Costa e Silva, Supervisor e Responsável Técnico pelo Cebus e, também, pela equipe de tratadores.

Projeto de Reabilitação Fauna Sem Lar

O Cebus, em parceria com Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Policia Militar Ambiental, desenvolve o Programa de Reabilitação da Fauna Sem Lar que recebe, trata, reabilita e encaminha animais para a soltura, sempre orientada e acompanhada pelo IEF.

O programa foi reconhecido nacionalmente por meio do prêmio IX Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, na categoria Melhor Exemplo em Biodiversidade (Fauna) em Minas Gerais.