História do Clube

A Associação Esportiva e Recreativa Usipa é um dos maiores centros de formação desportiva do Brasil. Referência também por suas áreas de lazer e trabalho de educação ambiental. Localizada no município de Ipatinga, no Vale do Aço mineiro, situado a 198 km de Belo Horizonte, a instituição é hoje um dos cartões postais da cidade. 

Como quase toda a cidade, foi em função da industrialização que se deu sua fundação em 23 de fevereiro de 1959. A Usipa foi criada pelos diretores da siderúrgica Usiminas com o propósito de oferecer lazer para seus colaboradores. O nome Usipa é a junção de Usiminas + Ipatinga, uma verdadeira prova de união entre a empresa e o município que ali surgia. O clube se tornou sinal de seriedade, comprometimento, confiança, força e inúmeros valores positivos agregados ao longo de seus 60 anos de existência, muitas vezes provenientes do esporte.

A sede campestre começou tímida com apenas um vestiário e bar cercados de pomar e jardim. Em 1960 foi construído o Pavilhão de Danças e tudo era minuciosamente estudado pela equipe do Sr. João Cláudio Texeira Salles, idealizador e primeiro presidente da Associação.

Atualmente, a Usipa conta com aproximadamente 2500 associados e mais de 10 mil dependentes. Entre eles, aproximadamente mil atletas se formam e treinam em diversas modalidades esportivas. A Associação Esportiva e Recreativa Usipa possui uma área de mais de 450 mil metros quadrados, abrigando um parque aquático com piscina olímpica aquecida, brinquedos como toboágua e escorregadores. Para as outras práticas esportivas e de lazer o clube possui um ginásio coberto, estádio de futebol, zoológico, quadras poliesportivas, centro de treinamento, pista de atletismo, alojamento para atletas, além do Centro de Avaliação e Apoio ao Treinamento (CAAT).

A Usipa conta com uma visitação de aproximadamente 500 mil pessoas nos diversos eventos esportivos, culturais e sociais que realiza ou sedia anualmente, como a Expo Usipa que é uma das maiores e mais longevas feiras de negócio de Minas Gerais na área da indústria, comércio e prestação de serviços. O clube tem alcançado grande destaque entre as modalidades esportivas olímpicas que oferece que são: natação, judô, atletismo, futebol, vôlei e ginástica artística, devido à grande e qualificada infraestrutura de treinadores especializados e profissionais esportivos.

Entre os grandes nomes revelados pelo clube estão os judocas Rogério dos Santos e Edilene Andrade, ambos participantes de Olimpíadas e campeonatos nacionais e internacionais importantes; Lucimar Aparecida Moura e Euzinete Maria Reis do atletismo, atletas que ostentam conquistas e recordes de níveis nacionais e internacionais; Roberta Kamila, Flávia Delaroli e Fernando Torres da natação. 

No futebol, os atletas que se revelaram na Usipa foram Somália, que jogou na Holanda e no América Mineiro, e que atual jogador do Náutico; Edvaldo (falecido) que em sua brilhante carreira jogou pelo Atlético Mineiro, São Paulo, em clubes do México e do Japão, e pela seleção brasileira; e Gomes (goleiro) que defendeu o time do Cruzeiro e do Grêmio e recentemente Kerlon, jogador que ganhou projeção jogando pelo Cruzeiro.

Sendo um clube com segmentos em esporte, cultura, lazer e educação ambiental, a Usipa sempre vem investindo em projetos arrojados e educativos. Além do objetivo de atuar na formação de atletas, a instituição tem um carinho especial, valorizando de forma participativa ações voltadas para a preservação ambiental. Para isso, mantém o Centro de Biodiversidade da Usiminas (Cebus), uma instituição científica que se dedica à perpetuação de espécies de animais em extinção, ao lazer consciente, à pesquisa e, sobretudo, à educação ambiental.

Ações como estas, colocam a Usipa como uma das referências no esporte, lazer e educação ambiental para a comunidade local. 

Usipa 60 anos: você é parte desta história!