Home       História do Kurosa     Galeria de Fotos      Resultados     Regulamento     Contato

 
     
  História do Troféu Kurosa  
 
 
 

Criado pela Associação Esportiva e Recreativa Usipa no ano de 1989, o Troféu Kurosa recebeu este nome em homenagem ao Professor Toshiaki Kurosa, precursor da natação no clube e na região do Vale do Aço.

Hoje o Troféu Kurosa faz parte do calendário oficial da Federação Aquática Mineira e é considerado a maior e melhor competição da região sudeste nas categorias mirim e petiz.

A competição nos últimos anos vem tendo um altíssimo nível técnico, o que faz com que todos os atletas se doem mais para conseguir um bom resultado. As categorias Mirim e Petiz são o primeiro passo para descobertas de talentos que poderão se tornar grandes nomes da natação brasileira.

O Troféu é realizado em piscina de 50 metros no Parque Aquático Toshiaki Kurosa - Usipa, equipado com arquibancadas cobertas para acomodação de aproximadamente mil pessoas. A competição é aberta a nadadores das classes Mirim I e II e Petiz I e II, federados ou não federados. As provas são disputadas em três etapas, divididas em dois dias de competição.

Desde 2012, incluiu-se a participação da categoria pré-mirim com o objetivo de motivar os atletas iniciantes na natação. A categoria compete entre si, mas estes não entram na contagem de pontos da competição e todos recebem medalhas.