Projetos

Alguns dos projetos e iniciativas da Usipa!

ATLETAS VERDES-01

Projeto Atletas Verdes

O Projeto Atletas Verdes foi aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte sendo patrocinado pela Renúncia Fiscal do Imposto de Renda das empresas Usiminas com o apoio do Instituto Usiminas, Loja Elétrica, Farmácia Indiana e Convaço.

O Projeto tem como objetivo oferecer aulas deiniciação esportiva nas modalidades atletismo, natação, judô, handebol, basquete, futebol, voleibol e educação ambiental, com o apoio do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus). Este projeto tem um princípio de que o esporte é voltado para a formação humana, visando ensinar aos alunos os valores de cada esporte.

Projeto Atletismo USIPA Ano III

Aprovado na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e patrocinado por meio do ICMS Corrente da empresa AMBEV, o Projeto Atletismo USIPA está em seu terceiro ano de execução. Ele possui como foco a sustentabilidade da participação da equipe de atletismo nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, em ambos os sexos. Durante um ano, o projeto oferta uniformes, materiais esportivos, transporte gratuito para os treinamentos, hospedagem e alimentação, e custeio de taxas federativas nos principais eventos do calendário de competições da Federação Mineira de Atletismo (FMA).

Marina Oliveira (Foto - Yngrid Bragança)-2
Foto - Yngrid Bragança (55)

Projeto Atletismo e Hidroginástica USIPA

Em 2019, este Projeto foi aprovado na Lei Municipal de Incentivo ao Esporte sendo financiado com recursos oriundos do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Esporte e Lazer (FUNDEL) da cidade de Ipatinga/MG.

Este projeto visa fomentar a prática de esporte para crianças de 06 a 12 anos, residentes na cidade de Ipatinga/MG, utilizando como estratégia, aulas de atletismo na Pista Juvenal dos Santos na USIPA. Além disso, haverá a promoção de saúde para pessoas acima de 45 anos, residentes na cidade de Ipatinga/MG, utilizando como estratégia, aulas de hidroginástica, realizadas no Parque Aquático Toshiaki Kurosa na USIPA.

Projeto Caminho Suave Ano II

Este Projeto foi aprovado na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e está em fase de captação. As empresas podem investir 1 a 3% de seu ICMS a pagar para o Governo neste Projeto.

O mesmo visa à formação de equipe de Judô, oferecendo treinamentos diários, objetivando aprimoramento técnico/tático e condicionamento físico para os 70 atletas do sexo masculino e feminino, nas categorias Sub-13, Sub-15 Sub-18, Sub-21 e Sênior. Os atletas participarão dos eventos do calendário de competições da Federação Mineira de Judô.

PROJETO JUDÔ CAMINHO SUAVE
PROJETO ECOMOV FUTEBOL

Projeto Ecomov Futebol de Base Ano III

Este Projeto foi aprovado na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e está em fase de captação. As empresas podem investir 1 a 3% de seu ICMS a pagar para o Governo neste Projeto.

O mesmo visa à formação de 80 crianças e adolescentes na modalidade esportiva futebol, divididos nas categorias: Sub-11, Sub-12, Sub-13 e Sub-14, com 20 beneficiários em cada equipe. Os treinamentos serão realizados com base na aprendizagem motora visando o desenvolvimento da motricidade básica geral e aprendizado dos fundamentos básicos do futebol, bem como o entendimento dos aspectos táticos relacionados ao jogo.

Projeto Ecomov Natação Ano IV

Aprovado na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte e patrocinado por meio do ICMS Corrente das empresas USIMINAS com o apoio do Instituto USIMINAS, UNIVALE Transprotes e CONSUL. O Projeto Ecomov Natação está em seu quarto ano de execução.

 

 Este Projeto visa à formação de Equipes de Natação para a disputa de Campeonatos Oficiais promovidos pela Federação Aquática Mineira (FAM) e pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). O Instituto Ecomovimento em parceria com a USIPA (Clube filiado a FAM) participará dos Campeonatos nas categorias Mirim a Juvenil nos naipes feminino e masculino. Dessa forma, serão ofertadas 80 vagas para crianças e adolescentes, com idade de 09 a 16 anos, residentes da Região do Vale do Aço.

PROJETO ECOMOV NATAÇÃO
ecomov voleibol-01

Projeto Ecomov Voleibol Ano IV

Aprovado na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, sendo patrocinado pelo ICMS Corrente da empresa Usiminas, contando com o apoio do Instituto Usiminas, o Projeto Ecomov Voleibol Ano IV tem como foco a sustentabilidade da participação da equipe de voleibol, em ambos os sexos. Durante um ano, o projeto oferta uniformes, materiais esportivos, hospedagem e alimentação, e custeio de taxas federativas nos principais eventos do calendário de competições da Federação Mineira de Voleibol (FMV).

Projeto Ginastas Verdes

Este Projeto foi aprovado no Edital Doce da Fundação Renova, sendo custeados com recursos da própria Instituição.

O foco deste projeto é viabilizar o acesso a uma atividade esportiva que envolva a arte, para crianças em situação de vulnerabilidade social. Dessa forma, pretende-se desenvolver a aprendizagem motora dos infantes e aguçar sua criticidade através dos atributos artísticos inerentes à modalidade. Somado a esta estratégia, serão realizadas oficinas/visitas ao Centro de Biodiversidade da USIPA (CEBUS) para que haja a conscientização ambiental dos beneficiários.

Foto - Wemerson Silva (10)
IMG_7794 - Marcele Pena (208)

Projeto Judocas de Aço

O Projeto Judocas de Aço foi aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte sendo patrocinado pela Renúncia Fiscal do Imposto de Renda das empresas BEMISA e Nippon Steel.

O foco do mesmo consiste na formação de atletas na modalidade esportiva Judô, objetivando a aprendizagem motora geral aliada ao desenvolvimento técnico da modalidade. Serão atendidos 60 atletas do sexo feminino e masculino, residentes da Região do Vale do Aço, com faixa etária de 08 a 13 anos.

Projeto Movimentar

Este Projeto é realizado através de convênio com o USISAÚDE e visa a promoção da saúde através do esporte e da atividade física para crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

MOVIMENTAR-01
NÃO DELETAR

Projeto Usipa Celeiro de Talentos

Aprovado na Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Programa Minas Esportiva Incentivo ao Esporte e realizado por meio da Renúncia Fiscal do ICMS corrente da empresa Ambev, o Projeto Usipa Celeiro de Talentos visa à formação de atletas nas modalidades Futebol e Voleibol, durante um ano, ofertando uniformes, materiais esportivos e transporte gratuito para treinamento.

Confira a síntese dos projetos elaborados e executados pela Associação Esportiva e Recreativa USIPA (A.E.R. USIPA) e pelo Instituto Ecomovimento (ECOMOV) nos últimos cinco anos.