PROJETOS ESPORTIVOS

A Associação Esportiva e Recreativa Usipa e o Instituto Ecomovimento (ECOMOV) desenvolvem projetos aprovados em Leis de Incentivo Fiscal. Nos últimos anos temos trabalhado com projetos aprovados nos mecanismos:

Lei Estadual de Incentivo ao Esporte: O Decreto Lei 46.308 de 13 de Setembro de 2013 concede incentivo fiscal com objetivo de estimular a realização de Projetos Esportivos no Estado. Dessa forma, empresas que estejam inseridas no Sistema de Recolhimento de ICMS Débito e Crédito podem deduzir parte de seu imposto aos projetos esportivos.

Lei Federal de Incentivo ao Esporte: A Lei 11.438 de 29 de Dezembro de 2006 dispõe sobre incentivos e benefícios para fomentar as atividades de caráter desportivo e paradesportivo em todo o território nacional. Por meio deste mecanismo, empresas que possuem Lucro Real podem investir 1% de seu Imposto de Renda em projetos esportivos aprovados nesta Lei. Além disso, pessoas físicas podem investir até 6% de seu imposto nestes projetos.

Neste sentido, a Usipa e Ecomov possuem os seguintes Projetos:

Projeto Atletas Verdes:

O Projeto Atletas Verdes visa atender 80 crianças e adolescentes por meio do esporte, educação ambiental, lazer e atividades culturais, tendo como base o núcleo familiar, a escola e a Associação Esportiva e Recreativa Usipa com empreendedora, oportunizando aos alunos vivências esportivas e complementação educacional de forma regular.

Mecanismo: Lei Federal de Incentivo ao Esporte. 

 

Patrocinadores: 

Projeto Atletismo Usipa Ano III:

O projeto Atletismo Usipa tem como foco a sustentabilidade da participação da equipe, nas categorias Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, em ambos os sexos, nos principais eventos do calendário de competições da Federação Mineira de Atletismo (FMA).

Mecanismo: Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Patrocinadores: 

Projeto Caminho Suave Ano II:

O Projeto Caminho Suave Ano II visa a formação da equipe de Judô. São oferecidos treinamentos diários, objetivando o aprimoramento técnico/tático e condicionamento físico para os 70 atletas do sexo masculino e feminino, nas categorias Sub-13, Sub-15 Sub-18, Sub-21 e Sênior. Os atletas participarão dos eventos do calendário de competições da Federação Mineira de Judô (FMJ).  

Mecanismo: Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Patrocinadores: 

Projeto Usipa – Celeiro de Talentos:

O Projeto Usipa – Celeiro de Talentos visa a formação de 160 atletas com idade entre 9 e 13 anos, de ambos os sexos, iniciantes nas modalidades esportivas Futebol e Voleibol, a partir de treinamentos sistematizados desenvolvidos por profissionais capacitados, a serem realizados na Associação Esportiva e Recreativa USIPA.

Mecanismo: Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Patrocinadores: 

Projeto Ecomov Futebol de Base Ano II:

O Projeto Ecomov Futebol de Base Ano II visa oferecer a 90 adolescentes, treinamentos diários de futebol objetivando o aprimoramento físico, técnico e tático, buscando resultados positivos nas competições oficiais promovidas pela Liga de Desportos de Ipatinga (L.D.I.) representando o município de Ipatinga, a ECOMOV e a Associação Esportiva e Recreativa Usipa.

Mecanismo: Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Patrocinadores: 

Projeto Ecomov Natação Ano III:

O Projeto Ecomov Natação Ano III visa ofertar 80 vagas para crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 16 anos, do sexo masculino e feminino, com treinamentos diários de natação para participar dos Campeonatos Regionais e dos Campeonatos Estaduais Mirim, Petiz, Infantil e Juvenil promovidos pela Federação Aquática Mineira (FAM) representando o município de Ipatinga, a ECOMOV e a Usipa.

Mecanismo: Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Patrocinadores: 

Projeto Ecomov Voleibol Ano IV:

O Projeto Ecomov Voleibol Ano IV visa a formação de Equipes de Voleibol para a disputa de Campeonatos Oficiais promovidos pela Federação Mineira de Voleibol (FMV). O Instituto Ecomovimento em parceria com a USIPA (Clube filiado a FMV) participará dos Campeonatos da Assessoria Regional – 6 (AR-6) nas modalidades Sub-14 e Sub-15 Feminino e Sub-15 e Sub-16 Masculino, bem como dos Campeonatos Estaduais de cada categoria. Além disso, as Equipes disputarão o Campeonato da Assessoria Regional – 4 (AR-4), junto com a Equipe Sub-17 Feminino, que disputará somente esta competição.

Mecanismo: Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

Patrocinadores: 

Além destes Projetos aprovados em Leis de Incentivo Fiscal, a USIPA desenvolve outros Projetos através de convênios realizados com Instituições do Vale do Aço:

Projeto Movimentar:

O Projeto Movimentar visa a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida através de esportes e atividades físicas para beneficiários do USISAÚDE.

Mecanismo: Convênio

Patrocinadores: